Este artigo abrangerá:

O que é o Reiki?
O que preconiza sua filosofia?
Quais são seus 5 princípios?
Suas principais comprovações científicas no Brasil.

O toque para curar, amenizar dores ou fazer relaxar é um velho instinto que compartilhamos com outras espécies. Quando um filhote de gato ou cachorro se fere, o primeiro instinto de sua mãe é lamber o local afetado. Quando uma criança cai, ela também quer que sua mãe a toque e a acaricie. Quando nos machucamos, imediatamente tocamos a região lesionada. O próprio mestre Jesus utilizava-se da imposição de mãos para aliviar os desconfortos físicos e emocionais das pessoas.  O toque é fonte de calor, carinho, amor e cura.

Técnicas de imposição de mãos com intenção de cura sempre existiram em diversas culturas e religiões e ainda hoje são utilizadas em práticas terapêuticas em todo o mundo. A benção do padre, o passe espírita, as orações de intercessão dos pastores, a benção das benzedeiras, a canalização do Johrei, a doação de Deeksha, os hasta mudrás do Yoga e o Reiki, entre outras práticas, também exemplificam a imposição de mãos com intenção de cura.

Totalmente independente de crenças e religiosidade, o Reiki é uma energia disponível e inerente a todas as formas de vida. Ele trabalha basicamente com a imposição de mãos para a harmonização energética e pode ser aplicado em pessoas, animais, plantas e até mesmo em residências ou ambientes de trabalho, trazendo proteção, paz interior e expansão da consciência. Segundo De Carli,

O Método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia, funcionando como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. […] Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo que existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia Ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia Ki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e nossa energia física. (DE CARLI, 2011, p. 28)

O Reiki é um sistema terapêutico que utiliza principalmente o toque das mãos para transmitir energia, mas que pode também ser aplicado por meio do pensamento, de meditações e até mesmo à distância. Sua utilização, certamente, é mais antiga do que qualquer relato escrito a seu respeito. Sua história oficial, no entanto, começa no final do século XIX, no Japão, com Mikao Usui, a pessoa responsável por fundamentar o método Reiki tal como é hoje conhecido (FIG. 36).

terapia_reiki_em_bh

No Brasil, o Reiki foi comprovado cientificamente pela tese de doutorado (2013) e dissertação de mestrado (2003) do Dr. Ricardo Monezi Julião de Oliveira, amigo muito especial que já ministrou curso em minha Clínica e com o qual apresentei um artigo científico em um simpósio de medicina integrativa (FIG. 37).Os cinco princípios do Reiki, formulados por Mikao Usui, mostram que, para ele, o Reiki era mais que uma terapia: era um caminho espiritual ou uma filosofia de vida.

mestre_reiki

N. A.: Ricardo Monezi Julião de Oliveira é docente da PUC-SP, onde leciona Anatomia, Fisiologia e Neurologia desde 2000, e pesquisador do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da UNIFESP. Tem Mestrado  pela Universidade de Medicina da USP, doutorado e pós doutorado pela UNIFESP.

Em sua dissertação de mestrado, Oliveira (2003) avaliou a imposição de mãos sobre camundongos com parâmetros hematológicos e imunológicos. E os resultados demonstraram que houve,

[…] nos animais que receberam a impostação de mãos [sic], diminuição significativa do número de plaquetas, elevação do número de monócitos na leucometria específica, elevação da atividade citotóxica de células não-aderentes […]. Os grupos controle e placebo não mostraram qualquer alteração. Os resultados encontrados nos levam a concluir que há uma alteração fisiológica decorrente à impostação de mãos [sic] e que há de se estudar por que ela ocorre. (OLIVEIRA, 2003, p. 19)

Já em sua tese de doutorado, o autor analisou os efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse. Segundo ele,

O estresse constitui-se como um desvio da homeostase, podendo contribuir para o desenvolvimento de uma série de sintomas que podem representar um prejuízo à saúde do idoso. Esta crescente parcela da população mundial tem procurado práticas integrativas e complementares como o Reiki, técnica de imposição de mãos, para o controle de doenças crônicas e melhora do bem-estar. Com o objetivo de avaliar se a terapêutica Reiki poderia produzir alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos com sintomas de estresse, este estudo, que durou oito semanas, mensurou, em um grupo de voluntários que receberam Reiki e um grupo que recebeu um tratamento placebo, respostas psicológicas como níveis de estresse, ansiedade, depressão, percepções de tensão e bem-estar, qualidade de vida, além de respostas fisiológicas como temperatura periférica, tensão muscular e condutância elétrica da pele. O conjunto dos resultados obtidos sugere que a terapêutica Reiki produz alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos compatíveis com uma redução significativa de estresse. (OLIVEIRA, 2013, p. 22)

 

DICA ESSENCIAL

Os cinco princípios do Reiki

1. Somente por hoje, não se preocupe. Preocupações, dificuldades, karmas, limitações, assédios do mundo, provações e barreiras surgem para que o aperfeiçoamento contínuo se processe. A preocupação com o amanhã retrata a falta de fé. A fé inabalável é o primeiro atributo de um caminho espiritual. Compreender as lições divinas é dar sequência ao movimento energético universal. Faça sua parte e entregue sua vida nas mãos do Universo.  Deus ou a força da atração lhe direcionarão o que for necessário. Preocupar-se é inútil. Desapegue-se e deixe fluir. Somente por hoje, não se preocupe.

2. Somente por hoje, não se aborreça. A raiva baixa o padrão energético do ser humano drasticamente e prejudica sua saúde física e emocional. As pessoas que nos cercam geralmente estão envolvidas carmicamente conosco, apesar de serem centelhas independentes. Por isso, tenha paciência com o ritmo de cada um e receptividade com os desafios de sua vida, que chegam para seu crescimento. Somente por hoje, não se aborreça.

3. Somente por hoje, expresse sua gratidão e honre seus pais, os mestres e os idosos.
Já ouviu dizer que quanto mais agradecemos, mais teremos a agradecer? Os acontecimentos que consideramos bons nos trazem sorrisos, as circunstâncias que nos trazem dor se transformam em aprendizado. Nada é em vão. Seja grato por tudo e entenda que, na maioria das vezes, a alegria está no simples. Quando nos sentimos gratos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizado numa área chamada nucleo accumbens, responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Quando o cérebro reconhece nosso sentimento de gratidão por algo que nos aconteceu, dá-se a liberação de dopamina, importante neurotransmissor que aumenta a sensação de regozijo e faz com que pessoas frequentemente gratas experimentem níveis elevados de vitalidade, otimismo, relaxamento e satisfação. A gratidão estimula também a liberação de ocitocina, hormônio que gera paz interior e tranquilidade, estimula os vínculos afetivos e reduz a angústia, o estresse e a ansiedade, facilitando o controle de estados mentais negativos e desnecessários.

Cada um oferece o que tem. Os pais, embora com defeitos e erros, visam (ou visaram) o melhor para seus filhos. Em último caso, se isso não ocorreu, devemos entender que, mesmo assim, eles concordaram, antes de você encarnar, em lhe conceder a vida. Se, hoje, você está envolvido com o aprendizado do Reiki e com a vida, é porque lhe foi permitido encarnar por meio de seus pais. Portanto, honre-os.Todos os mestres espirituais, independentemente da linhagem, estão encarregados de contribuir com nossa evolução. Por isso, honrá-los é uma obrigação. Respeite todos os mestres.
Os idosos merecem o respeito de todos devido ao aprendizado da vida. Mesmo que você considere que eles não tenham aprendido nada, não julgue. Respeite-os e honre-os.

4. Somente por hoje, seja aplicado em seu trabalho e ganhe sua vida honestamente. Honestidade não é virtude, é obrigação. Somente por hoje, ganhe sua vida honestamente.

5. Somente por hoje, seja gentil e tenha amor por tudo o que é vivo. Tudo está vivo, porém vibrando em diferentes níveis de energia. Portanto, amar tudo o que é vivo é amar toda a criação de Deus e, assim, AMÁ-LO. Toda consciência é Deus! Somente por hoje, seja gentil com todas as formas de vida.

Todos os princípios do Reiki começam com “Somente por hoje” porque o agora é o momento mais importante de sua vida, o único no qual você pode viver, sentir, aprender e amar verdadeiramente.

EM JAPONÊS

Kyo dake wa – Somente por hoje
Okoruna – Não se zangue
Shinpai suna – Não se preocupe
Kansha shite – Expresse sua gratidão
Gyo wo haga me – Seja aplicado em seu trabalho
Hito ni shinsetsu ni – Seja gentil com os outros

Em minha Clínica, localizada em Belo Horizonte, oferecemos cursos de formação e mestrado em Reiki, além de voluntariado e sessões individuais. Venha conhecer nosso trabalho, realizado com muito amor! E se você mora em outra cidade, continue nos acompanhando em nossas redes sociais, pois frequentemente oferecemos gratuitamente aos nossos seguidores diversos conteúdos relacionados ao Reiki e outras práticas integrativas de saúde.

Namastê!

Com amor,
Ailla Pacheco.

 

 

REFERÊNCIAS:

DE CARLI, J. Reiki: apostilas oficiais. 3. ed. rev. São Paulo: Madras, 2011.

OLIVEIRA, R. M. J. de. Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos. 2003. 96 f. Dissertação (Mestre em Ciências) —  Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

OLIVEIRA, R. M. J. de. Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado.  2013. 165 p. Tese (Doutorado em Ciências) — Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.

Todos os conteúdos e textos deste site estão registrados e protegidos por leis que regem direitos autorais. Se compartilhar algum deles, credite sua autora: Ailla Pacheco.

Por |2018-08-14T04:56:32+00:00agosto 13th, 2018|Artigos para o Blog|1 Comment

Sobre o Autor:

Ailla Pacheco é Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Professora internacional de Yoga registrada no Yoga Alliance®, Mestre em Reiki, especialização com Johnny De Carli, no Peru, Terapeuta floral certificada pelo Bach Centre da Inglaterra. Aromaterapeuta e cromoterapeuta com certificação concedida pelo alemão Dr. Dietrich Gumbel, Mestre em hipnose clínica e regressão de memória, certificada pelos maiores institutos do mundo, entre eles American Board of Hypnotherapy, Hi Brain e Hipnose Institute etc... Confira a biografia completa na Página "Ailla Pacheco".

Um Comentário

  1. Gezaine B. Silveira29 de agosto de 2018 at 08:06 - Reply

    Gratidão Ailla, por compartilhar seus conhecimentos. Acabo de iniciar no reiki e pretendo aprofundar pois me encanto a cada dia. Abraço!

Deixe seu Comentário