Terapia Familiar e Sistêmica

Para Casais ou Famílias

A terapia familiar baseia a sua intervenção na família ou no casal enquanto sistema, que é composta por elementos que possuem relações de interdependência entre si e que promovem o desenvolvimento uns dos outros. A terapia familiar compreende que cada indivíduo tem o seu papel e que tudo que acontece em uma parte, irá afetar os outros elementos do sistema.

Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas. E portanto, havendo uma mudança consciente dos comportamentos da família (sistema) ocorrerá simultaneamente mudança também no funcionamento individual e no equilíbrio da relação.

No geral, como a Terapia Familiar Sistêmica está muito preocupada com as regras de funcionamento do sistema. Portanto, ela enfatiza mudanças no sistema, que possam ser saudáveis. Essas alterações ocorrem sobretudo por meio da reorganização da comunicação entre os membros da família. No momento da terapia, todos os envolvidos revisitam acordos, crenças e dinâmicas a fim de tratar o sistema como um todo.

O eixo multigeneracional do processo, relaciona na sessão os mitos, papéis, funções, contratos sociais e características da família, determinantes para a resolução do seu problema.

Todos os membros e partes do sistema são ouvidos e participam ativamente na sessão. A família – que também pode ser um casal – deve ser protagonista da sua mudança e o Psicoterapeuta tem como função primordial auxiliar na criação de estratégias e alternativas para que essa mudança seja possível e funcional.

Você deseja cuidar da sua família?

A Terapia Familiar Sistêmica, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, é um tipo de terapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento.

Clique no botão abaixo para agendar o seu horário! 

O que você pode conquistar com a Terapia Familiar Sistêmica para Casais ou Famílias:

  • Construir estratégias que proporcionam mudanças positivas no ambiente familiar, harmonizando as relações;
  • Identificação e mudança de padrões e comportamentos que geram comportamentos tóxicos;
  • Compreensão da linguagem de amor do outro e da importância de um diálogo respeitos;
  • Melhora da comunicação entre os membros da família, tornando-a mais assertiva;
  • Facilita a compreensão do papel de cada um na melhora no sistema familiar;
  • Potencializar o senso de responsabilidade e comprometimento de cada membro da família;
  • Promove o autoconhecimento individual e o conhecimento do funcionamento familiar;
  • Ressignifica padrões, crenças limitantes e traumas do passado que impactam negativamente as relações;
  • Resolução de atritos e problemas frequentes no relacionamento familiar.

Terapia de Casal:

Especificamente se tratando da terapia de casal, ela se configura como um espaço onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. Por meio da escuta ativa, o psicólogo auxilia a identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo.

A terapia ajudará o casal a identificar aquilo que aflige cada indivíduo e na medida em que a terapia consegue agir como ferramenta facilitadora para reconhecer e diferenciar as necessidades individuais de cada membro, o casal consegue progredir com mais flexibilidade.

A terapia visa identificar, acolher, intervir e repensar estratégias para situações de sofrimento comuns ao casal, o que se constitui como recurso mais elaborado de enfrentamento para as questões de ambos.

Dessa maneira, a Terapia Familiar Sistêmica promove um espaço de desenvolvimento de novos modos de se relacionar, favorecendo a estabilidade e o equilíbrio do indivíduo e do casal e explorando manifestação do máximo potencial afetivo e amoroso dentro do sistema.

A terapia familiar sistêmica propõe intervenções clínicas e psicológicas por tempo determinado – ou seja, não é uma terapia de longa duração – e tem como objetivo modificar o padrão de relacionamento intra ou extrafamiliar.

Dra. Ailla Pacheco: Sua Psicoterapeuta!

Ailla Pacheco é graduada em Psicologia e Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Familiar Sistêmica e Psicodiagnóstico. É também Mestre e Pesquisadora (Capes) em Saúde Mental no Departamento de Medicina da Faculdade Ciências Médicas e escritora Best Seller, com publicações nacionais e internacionais. 

Supervisora, palestrante e Professora, possui especialização acadêmica em Neurociências, extensão universitária em Mindfulness e diversas Formações Internacionais em Meditação, Terapias Integrativas e Yoga (E-RYT Yoga Alliance), incluindo o título japonês de Doutorado em Reiki.

Ao longo de mais de 20 anos de experiência, publicou 6 livros, conquistou 75 certificações e fundou a Clínica Ailla Pacheco: Instituto de Psicologia e Neurociências, onde dedica-se a contribuir com a saúde mental e energética de seus alunos e pacientes e a compartilhar seus conhecimentos com o mundo: já realizou mais de 11.000 atendimentos clínicos e formou mais de 5.000 alunos no Brasil e no exterior.

Investimento:

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

Sessão avulsa ou quinzenal: R$300,00.

Sessão semanal: R$250,00.

Duração da 1ª sessão: 50 minutos.

Duração do tratamento: Analisado caso a caso.

Disponibilidade de horários: Consultar e agendar através do WhatsApp da Clínica. 

Para o agendamento do horário é solicitado uma transferência no valor de investimento da sessão.