SURYA NAMASKAR – A SAUDAÇÃO AO SOL DO YOGA

Por Ailla Pacheco

Olá Essencial!

Tudo bem com você?

Eu espero que você esteja bem e em paz!

Hoje, eu vou te presentear com um vídeo, que apresenta a variação mais acessível e facilitada da sequência Surya Namaskar do Yoga, para que você possa pratica-la em casa ou em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas antes disso, vamos compreender o que são os āsanas e o que de fato é, o Surya Namaskar:

Os āsanas são as posições psicofísicas do Yoga. São chamadas psicofísicas porque, a cada movimento que desenvolvemos com o corpo físico, estamos estimulando e movimentando conjuntamente nossos corpos espirituais, emocionais e energéticos.

Surya Namaskar [do sânscrito, surya, ‘Sol’ + namaskar, ‘saudação’ = ‘saudação ao Sol’] é uma sequência de posturas psicofísicas (āsanas) utilizada na Índia há milhares de anos com o objetivo de reverenciar o nascer do astro rei. O Sol é a principal fonte de prāna (energia vital), de luz, de calor e de vida em nosso planeta. Sem o Sol, a vida não seria possível. Praticando o Surya Namaskar, invocamos e saudamos a luz como fonte de conhecimento. O Sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação. Por essa razão, na tradição indiana, a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Prestar reverência ao Sol representa sintonizar-se com o ciclo de vida e morte, sintonizar-se com o poder maior e divino que reside no céu e dentro de nós. Assim sendo, reverenciamos a luz que representa o conhecimento, o meio de revelar aquilo que sempre fomos, mas que, por ignorância ou incapacidade, nem sempre podemos ver.

Surya Namaskar é uma série dinâmica, vigorosa e profunda, que ativa o corpo todo, traz o foco para o presente, gera um profundo aquecimento corporal e estabiliza a mente, o que contribui para que as toxinas físicas e energéticas sejam eliminadas do corpo com o suor e na higiene mental. Revigorante e energizante, o Surya Namaskar é uma verdadeira meditação em movimento e toda a sequência deve ser realizada em completa sintonia e sincronia com a respiração, desenvolvendo o autorrespeito, a autoentrega e a autossuperação na medida em que você exercita a consciência corporal de forma devocional e amorosa. O Surya Namaskar se torna uma dança quando os movimentos corporais são feitos de forma fluida e harmônica.

No corpo físico, o Surya Namaskar desenvolve força, flexibilidade, tônus muscular, desintoxica os órgãos internos, fortalece as articulações, cuida do alinhamento postural e favorece a homeostase nos sistemas endócrino, respiratório e circulatório.

Não precisamos praticar o Surya Namaskar somente pela manhã ou ao acordar. Podemos também realizá-lo em qualquer momento do dia, com uma postura interior de gratidão pelo momento presente, objetivando purificar todas as células do corpo, serenizar a mente e iluminar o espírito.

O desenho abaixo, de autoria de Eugênio Pacceli Pacheco, foi publicado em meu Livro “Essencial’mente Yoga” e ilustra muito bem a sequência do Surya:

Na obra, você poderá compreender mais profundamente sobre os benefícios de cada uma das posturas (āsanas) envolvidas no Surya Namaskar e se seu objetivo é praticar a sequência, segue abaixo meu vídeo para que você possa realiza-la junto comigo:

Aproveite que vai acessar o meu vídeo no Youtube e inscreva-se no meu canal! E se você gostou do conteúdo, curta e compartilhe!

Caso queira realizar cursos ou aulas de Yoga em Belo Horizonte, entre em contato através do whatsapp (31)98372-9042 ou do email contato@aillapacheco.com.br

Caso queira receber meus e-mais, cadastre-se clicando aqui.

Clique aqui para me seguir no Instagram

Curta minha página do facebook clicando aqui

Caso queira adquirir meu livro “Essencial’mente Yoga”, clique aqui!

Eu espero que você tenha gostado!

Namastê!

Todos os conteúdos e textos desse site estão registrados e protegidos por leis que regem direitos autorais. Se compartilhar algum deles, credite sua autora: Ailla Pacheco.