Avaliação Neuropsicológica

COMPREENDA O SEU FUNCIONAMENTO COGNITIVO E MAPEIE O SEU CÉREBRO

Psicodiagnóstico em Saúde Mental por meio da Avaliação Neuropsicológica

VOCÊ CONHECE O SEU CÉREBRO?

Conheça a Si mesmo e melhore a sua Qualidade de Vida!

A Avaliação Neuropsicológica é um serviço oferecido exclusivamente por psicólogos especializados em Neuropsicologia. Em nosso Instituto de Psicologia e Neurociências, a avaliação psicológica é conduzida por Ailla Pacheco, nossa diretora.

Ailla Pacheco é uma renomada psicóloga clínica, neuropsicóloga, cientista, professora, escritora e mestre em medicina e neurociências. Como especialista neste campo, Ailla Pacheco está comprometida em fornecer uma avaliação minuciosa e precisa, quantitativa e qualitativa, baseada em evidências científicas, para decifrar os desafios cognitivos e emocionais enfrentados por seus pacientes.

A Avaliação Neuropsicológica é uma ferramenta essencial na investigação de alterações cognitivas, comportamentais e emocionais associadas a condições neurológicas como lesões cerebrais, distúrbios do desenvolvimento, demências e transtornos neuropsiquiátricos.

Realizamos psicodiagnósticos em geral, mas podemos ajudar especialmente em quadros como Transtorno do Espectro Autista (TEA – Nível I e II de suporte), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Borderline de Personalidade, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), Transtornos Depressivos, Ansiosos e de Humor, entre outros.

No processo de avaliação neuropsicológica de nosso Instituto, atendemos crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos de até 80 anos, abrangendo uma ampla faixa etária.

Nosso processo de avaliação é conduzido de forma interdisciplinar, incorporando uma variedade de testes psicológicos e clínicos, escalas, inventários, instrumentos padronizados e observações clínicas detalhadas.

Nossa abordagem abrange uma ampla gama de funções cognitivas, incluindo atenção, memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuoespaciais, sociais, emocionais e motoras. Utilizamos o DSM-5-TR (classificação diagnóstica mais atualizada) e uma abordagem de Psicologia Baseada em Evidências para garantir uma avaliação científica, profunda e rigorosa em nosso trabalho.

Além disso, consideramos cuidadosamente as influências emocionais e psicossociais que podem afetar o desempenho cognitivo. E jamais reduzimos o paciente a um diagnóstico, trabalhamos com uma visão biopsicossocial do sujeito, respeitando-o em suas diversidades e subjetividades.

Ao fornecer uma avaliação abrangente, identificamos áreas de dificuldade, bem como habilidades preservadas e recursos individuais. Isso nos permite orientar o desenvolvimento de intervenções personalizadas e orientadas para fortalecer o funcionamento cognitivo e promover uma melhor qualidade de vida para nossos pacientes.

Nossa prática é informada pelos mais recentes avanços científicos e técnicas de avaliação, garantindo análises precisas e atualizadas do estado neuropsicológico de cada paciente.

Além disso, colaboramos estreitamente com outros profissionais de saúde, de forma multidisciplinar. Caso necessário, estendemos nossa entrevista a professores, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, dentre outros.

Cuidar da saúde mental é fundamental para o bem-estar global. É importante “sair do escuro” e compreender qual o diagnóstico em questão para somente então receber o tratamento psicológico e/ou medicamentoso adequado. Como parte desse processo, elaboramos laudos e relatórios completos e detalhados para contribuir para o direcionamento, orientação e encaminhamento do paciente.

A entrega do diagnóstico do paciente é um momento crucial, pois fornece uma compreensão clara e objetiva dos aspectos cognitivos e emocionais que podem afetar sua vida. Este diagnóstico é uma ferramenta fundamental que pode ajudar o paciente a entender seus desafios e orientar o desenvolvimento de estratégias de intervenção e tratamento. Assim, a entrega do diagnóstico não apenas proporciona clareza para o paciente, mas também pode ser um passo crucial para sua jornada em direção ao bem-estar e à qualidade de vida.

Se você, algum familiar ou amigo, enfrenta desafios cognitivos, sociais, mentais ou comportamentais, entre em contato conosco para agendar uma Avaliação Neuropsicológica e literalmente, mapear o seu cérebro!

Dê o primeiro passo em direção a uma compreensão mais profunda de si mesmo ou de seus entes queridos. Estamos aqui para apoiá-lo em todos os passos dessa jornada de diagnóstico e autoconhecimento. Juntos, podemos desvendar os mistérios da mente, promover o bem-estar, a saúde mental e contribuir para uma vida alinhada com seus objetivos e necessidades! 

PSICÓLOGA CLÍNICA E NEUROPSICÓLOGA

Dra. Ailla Pacheco

Ailla Pacheco é graduada em Psicologia (PUC-MG) e pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental (USP), Terapia Familiar Sistêmica (PUC-RS), Neuropsicologia e Psicodiagnóstico (PUC-PR) . 

Sua trajetória inclui a obtenção do título de Neuropsicóloga e Mestre em Neurociências e Ciências da Saúde (FCMMG), além de atuar como pesquisadora (CAPES) no departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. 

Seu repertório acadêmico abrange especializações em Neurologia, Psiquiatria e Neurociências (Albert Einstein), bem como extensão universitária em Mindfulness e diversas formações internacionais em Meditação, Terapias e Yoga. 

Ailla é também cientista e escritora Best Seller, com reconhecidas obras nacionais e internacionais publicadas, além de exercer as funções de professora universitária e palestrante nas temáticas de saúde mental, transplante de órgãos, meditação e qualidade de vida.

Com mais de 18 anos de experiência, publicou 6 livros, conquistou de 75 certificações e fundou o ‘Instituto Ailla Pacheco: Psicologia e Neurociências’, onde se dedica a promover a saúde mental e emocional de seus alunos e pacientes.

Ailla já conduziu mais de 11.070 atendimentos clínicos e formou mais de 5.100 alunos, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando-se como uma profissional referência na área da Psicologia e Saúde. 

Agende sua Avaliação Neuropsicológica com a Dra. Ailla Pacheco!